Notícias

Santa Casa Saúde

Importância da Vitamina D para imunidade

Em Março durante a alta contaminação do covid-19 na Europa, dois médicos Italianos identificaram em pacientes diagnosticados pela doença baixa taxa de Vitamina D no corpo. A dupla juntou evidências sobre o elo do nutriente com a imunidade e preparou um relatório que ganhou as manchetes dos jornais de todos os cantos do planeta. Os italianos e outros profissionais na sequência, sugerem que a adequação dos níveis seria um reforço na proteção e no tratamento contra a doença. 


Segue abaixo sugestões de como é possível adquirir vitamina D:

 

Peixes: Os tipos gordos, caso do salmão, do atum e da sardinha, oferecem o nutriente e também ácidos graxos poli-insatu-rados, que são amigos da imunidade.

 

Leite e afins: Além da bebida, manteiga e queijos contém o nutriente. Há alguns produtos fortificados nas prateleiras dos supermercados, embora seja mais comum encontrá-las no exterior.

 

Gema do ovo: A parte amarelinha concentra um pouco mais, mas o restante do alimento também oferta a vitamina. Sem contar que o ovo é reduto de proteína de melhor qualidade.

 

Cogumelos: Para quem adotou o cardápio vegano, alimentos proveniente dos cogumelos possuem boas taxas da vitamina. De quebra, esbanjam lentinan, substância que turbina nossa defesa.

 

Raios solares: Estima-se que entre 80% e 90% da vitamina D seja adquirida por meio da exposição solar. Mas idosos, obesos e negros podem encarar dificuldades para sintetizar a substância.

 

Suplementos: Cápsulas, gotas e até injeções estão no rol de opções quando há deficiência do nutriente. Mas só um especialista é capaz de atestar o quadro e definir a dose certa.


Fonte: saude.abril.com.br

Voltar



Contratar Plano