Notícias

Santa Casa Saúde

27 de Novembro - Dia Internacional e Nacional de Combate ao Câncer

Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer) em 2020 o câncer acometeu 623.030 mil Brasileiros, sendo 309.750 mil homens e 316.280 mil mulheres.


Câncer é nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças na qual sua principal característica é o crescimento desordenado de células, que se multiplicam rapidamente formando os tumores, que, devido a rapidez, podem espalhar-se pelo corpo invadindo tecidos e órgãos.


Podemos diferenciar os diversos tipos de câncer pela velocidade de multiplicação das células. Quando começam se manifestar em mucosas ou na pele são denominados carcinomas, já quando se manifestam em ossos, músculos ou cartilagem são chamados sarcomas.


PREVENÇÃO E COMBATE AO CÂNCER:

Os fatores de risco para o câncer são: exposição a fatores ambientais ou hereditários.

Hábitos diários podem ajudar na prevenção da doença, como: não fumar, alimentar-se saudavelmente, manter o peso corporal adequado, praticar atividades físicas, não ingerir bebidas alcoólicas, evitar alimentos processados, evitar a exposição ao sol, usar protetor solar, evitar a exposição a agentes cancerígenos (agentes químicos físicos ou biológicos), vacinar-se contra HPV  e hepatite B.

Em mulheres: ficar atenta as alterações do próprio corpo, sinais e sintomas, realizar o autoexame das mamas e o controle do exame preventivo (Papanicolau);

Em homens: ficar atento as alterações do próprio corpo, sinais e sintomas, realizar o exame de PSA e toque retal (após os 45 anos);


QUALQUER SINAL E SINTOMA, PROCURE UM MÉDICO PARA MELHORES ORIENTAÇÕES E, PARA COMBATER O CÂNCER, PRATIQUE A PREVENÇÃO.


FONTE: Instituto Nacional do Câncer - INCA

Voltar



Contratar Plano