Notícias

Santa Casa Saúde

08 de Agosto - Dia Nacional de Prevenção e Controle de Colesterol

O que é o Colesterol?

É um conjunto de gorduras necessárias para que o organismo desempenhe funções específicas. Porém ele deve ser ingerido de forma equilibrada para que não exceda os níveis considerados normais. 

O colesterol está presente nas membranas das células do nosso organismo e possui também função estrutural, ou seja, ajuda na estruturação de alguns órgãos do nosso corpo como o coração, o fígado, o cérebro, entre outros.



Tipos de Colesterol:

HDL: Também chamado de ‘‘Colesterol bom’’, ele atua no processo de eliminação de gorduras do organismo.

LDL: Denominado como ‘‘Colesterol ruim’’, ele atua na formação de hormônios, vitamina D e bile. O LDL facilita a entrada de gorduras nas células, e o seu excesso se acumula nas paredes das artérias formando placas de gordura que podem causar o entupimento com o tempo, dificultando a passagem do sangue.

Quando o organismo sofre um desequilíbrio e aumento destas células, aumentam os riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares e consequentemente de acidente vascular cerebral (A.V.C), morte súbita e de doença coronariana.


Sintomas:

Dependendo do local em que acontece o estreitamento das artérias, podem ocorrer dores, como por exemplo no peito, quando o coração não recebe sangue ou oxigênio suficiente. Há também falta de ar, fadiga ao esforço físico (que melhora com o repouso), pele fria e palidez nos dedos, que podem indicar comprometimento das artérias que irrigam estes locais.


Prevenção e tratamento:  

A melhor forma de se prevenir, é corrigir os fatores de risco clássicos como: hipertensão, sedentarismo, tabagismo, obesidade, diabetes, parar de fumar, fazer exercícios físicos, adotar uma dieta equilibrada. Todos esses fatores além de prevenir, também contribuem para que a doença não evolua.

O tratamento pode ser realizado através da mudança de estilo de vida com a adoção de hábitos mais saudáveis e o uso de medicamentos específicos. Em casos mais graves o médico poderá indicar a cirurgia para desobstrução dos vasos sanguíneos.


Fontes: Ministério da Saúde e Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Voltar



Contratar Plano