Notícias

Santa Casa Saúde

Setembro: Mês mundial da doença de Alzheimer

O mês de Setembro é considerado o Mês Mundial da Doença de Alzheimer. A data visa a sensibilização da população em relação a esta doença que não possui cura, mas que com atividades e hábitos diários existe a possibilidade de adiar o aparecimento dos sintomas.

Trata-se de uma síndrome que afeta o sistema nervoso central e se caracteriza pela demência do indivíduo e a perda ou redução das capacidades cognitivas (atenção, memória, raciocínio, linguagem, humor, etc) que acarretam em uma piora e / ou incapacidade de realização de atividades diárias. A causa ainda é desconhecida e os fatores de risco são: idade e hereditariedade.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que existam 35,6 milhões de pessoas com a Doença de Alzheimer no mundo e 1,2 milhões só no Brasil. Estatísticas mostram que este número tende a dobrar até o ano de 2030 e triplicar até 2050.


ESTÁGIOS DA DOENÇA:

Estágio 1 (forma inicial) - Alterações na memória, na personalidade e nas habilidades visuais e espaciais.

Estágio 2 (forma moderada) - Dificuldade para falar, realizar tarefas simples e coordenar movimentos; agitação e insônia.

Estágio 3 (forma grave) - Resistência à execução de tarefas diárias; incontinência urinária e fecal; dificuldade para comer; deficiência motora progressiva.

Estágio 4 (terminal) - Restrição ao leito; mutismo; dor à deglutição e infecções intercorrentes.


PREVENÇÃO

Podemos ressaltar a importância de atividades que mantenham a mente sempre ativa, (como por exemplo jogos de quebra-cabeça, palavras cruzadas, xadrez, etc) e a adoção de hábitos de vida saudáveis como: ler, estudar, não fumar, não ingerir bebidas alcoólicas, manter uma alimentação saudável e a pratica de atividades físicas.


Fontes: Organização Mundial da Saúde e Ministério da Saúde.

Voltar



Contratar Plano