Santa Casa Saúde

Pneumonia é a doença infeciosa com maior número de mortes no mundo

O dia 12 de novembro é o Dia Mundial da Pneumonia, uma doença inflamatória aguda que atinge principalmente os pulmões e pode ser provocada por bactérias, vírus, fungos ou pela inalação de produtos tóxicos, podendo ser transmitida pelo ar, saliva, secreções ou transfusão de sangue.

De acordo com o Ministério da Saúde, a Pneumonia é a maior causa de morte infecciosa no mundo. Em 2019, foram 2,5 milhões de mortes causadas pela doença, sendo 672 mil crianças.

O fisioterapeuta do Plano Santa Casa Saúde, Rafael Matos, explica como é feito o diagnóstico da Pneumonia e como é o tratamento. “O diagnóstico é feito do exame clínico e de raio-x do tórax. O histórico médico do paciente, também é levado em consideração e se necessário, o médico pode pedir exames complementares. O tratamento nas pneumonias bacterianas, causadas por vírus, é feito com antibióticos. Nas pneumonias causadas por fungos, utilizam-se medicamentos específicos. É muito importante saber que, se não tratada, a pneumonia pode evoluir para um quadro mais grave, causando até a morte”.

As principais formas de prevenção são: lavar as mãos, não fumar, evitar aglomerações e se vacinar. Segundo o Ministério da Saúde, a vacinação contra a gripe reduz bastante as hospitalizações por pneumonias e a mortalidade global pela doença.

Contratar Plano